quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Posições temáticas Parte 1: Ataque duplo de cavalo

Um bom livro de tática ajuda a aguçar nossa percepção nos mais variados assuntos. Hoje falaremos sobre o ataque duplo de cavalo, onde o leitor perceberá como as posições temáticas podem desenvolver nossa habilidade de encontrar a melhor solução através de algum recurso tático em uma determinada posição. Vejamos o exemplo do diagrama 1, onde as brancas jogam e ganham. Pensemos um pouco antes de buscarmos a solução (Botão SOLUÇÃO). A vantagem material das brancas (cavalo) é grande, porém demandarão muito tempo até que consigam converter em vitória, visto que as negras possuem dois peões pelo cavalo e ainda ameaçam um mate em “e1”, no entanto, as brancas possuem um recurso tático que lhes possibilitarão resolver esses problemas rapidamente. Que recurso é esse? (Lembre-se do tema em epígrafe: Ataque duplo!). 


Muito bem, agora que o leitor observou e solucionou o exemplo acima, talvez será mais fácil resolver o problema a seguir (Diagrama 2). Nesse exemplo, um pouco parecido com o anterior, a vantagem material é das negras, que possuem uma dama por Torre e Cavalo, no entanto, são as Brancas que jogam e possuem uma boa chance de resolver a situação a seu favor. Como as brancas devem prosseguir? 


Por fim, um exemplo mais sutil (Diagrama 3), onde um recurso tático oculto dá as negras uma grande vantagem material, mas lembre-se que tal recurso está em conformidade com o tema em questão, ou seja: o ataque duplo. Tente descobrir antes de ver a solução.


Esse breve tratado sobre o ataque duplo de cavalo demonstra como um determinado tema pode nos nortear em determinadas posições, diminuindo o tempo de análise e conseqüentemente, evitando o apuro de tempo. Desenvolve o raciocínio rápido e nos possibilita melhor desempenho em partidas de modo rápido (5 min./15min./30min.). Na próxima parte falaremos sobre “debilitamento do roque”, demonstrando alguns temas táticos que facilitarão em muito a sua percepção nesse tema muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário