quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Made in ASIA

Recentemente ocorreu na cidade de Jermuk (Sul da Armênia), o V Gran Prix Feminino realizado pela FIDE, vencido pela atual campeã mundial Hou Yifan (2617 CHN), considerada a melhor jogadora da história depois de Judit Polgar.



Hou Yifan (CHN)


Em vias de terminar (última rodada), o torneio de grandes mestres no festival internacional de Biel (Suíça), encontra-se outro jogador também da China, Wang Hao (2739 CHN – 15º no Ranking Mundial e 1º no Ranking Nacional, com apenas 22 anos), com grandes possibilidades de se tornar campeão, já que figura na segunda colocação, atrás apenas de Magnus Calrsen.



Wang Hao (CHN)

Não se pode negar o quanto a China começa a entrar com força máxima no xadrez mundial, levando a sério a sua inclusão definitiva nesse tipo de esporte. Não se admire, caro leitor, se em pouco tempo tivermos um Campeão Mundial Chinês, pois o atual (2012) nada mais é do que o Indiano V. Anand (2780 IND, 6º do Ranking Mundial). A grande hegemonia Russa, e até mesmo Européia, parece ceder espaço aos países da Ásia, em especial Índia e China, no entanto, os números não mentem: Nos top 100 da FIDE, até o momento, são apenas 6 jogadores chineses, em contra partida a Rússia possui 23 jogadores. A Índia possui 4 jogadores apenas, mas não se pode ignorar que o campeão mundial seja Indiano. Infelizmente nossos Brazukas não figuram no TOP 100, mas em breve teremos alguns de nossos jogadores configurando essa Escol.



V. Anand (IND)

Nenhum comentário:

Postar um comentário