segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Geração Carlsen


Entre os dias 28 de Jullio a 1 de Agosto se disputou o Internacional de Washington, vencido por Gata Kamsky, com 7 pontos, seguido por GM Alexander Onischuk (2666) com 6 ½ pontos e GM Timur Gareev (2658) com 6 ½ pontos.


Gata Kamsky (esquerda)

Mas o destaque foi Awonder Liang (1922 – USA). Esse menino de apenas 9 anos de idade conseguiu uma vitória surpreendente contra um rating FIDE de 2382. Trata-se do GM Laurence Haufman (GM 2382 – USA). O menino prodígio ganhou em grande estilo, depois um belo sacrifício temático em “e6” (Diagrama 1). É claro que vamos postar toda a partida para o deleite do amigo leitor (ao final desse post).



 Awonder Liang

Outro caso interessante foi a derrota do GM Sergei Azarov (2658 – BLR) para Jared Defibaugh (2263 – USA), de apenas 22 anos, em uma partida cheia de sacrifícios, mas com um arremate também surpreendente. Será essa a nova geração Carlsen? Será que veremos tantos outros jovens despontarem tão rapidamente? Basta lembrar ao leitor que a SuperFinal Russa contou com a participação de um jovem de apenas 16 anos (Dubov).



Jared Defibaugh (Direita)

É, amigo leitor, a distancia a percorrer até o título de Grande Mestre já não está tão longínqua como antigamente, pelo menos para essa nova geração Carlsen, onde as informações, os recursos tecnológicos e os legados deixados pelos antigos Grandes Mestres podem se resumir em alguns megabytes de um pendrive! É esperar para ver!

Abaixo a partida do menino Awonder Liang (1922 - USA)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário