sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Finais Instrutivos - Parte 1: Final de Torre


Bem sabemos que os finais de torre possuem suas técnicas próprias, necessitando do jogador adquiri-las para um perfeito domínio nessa fase (final), onde determinadas posições ditas como teóricas norteiam o jogador em suas decisões durante a partida, permitindo inclusive entrar em uma posição com desvantagem material (peões). Isso nos mostra quão importante é o domínio dessa fase para uma justa valorização posicional. Hoje darei um exemplo de uma partida realizada recentemente (Super Final Russa), entre Karjakin x Alekseev, pela sétima rodada, onde tivemos um instrutivo final de torre e peão x torre, com vitória das brancas. Para melhor exemplificar o que ocorreu, postei apenas o que se seguiu a partir da posição do diagrama 1.

     
  
Diagrama 1, após 41. Tc2


No diagrama 1, Alekseev (Negras) não conseguiu encontrar uma defesa  que possibilitasse um final teoricamente empatado de torre x torre e peão, apesar de empreender manobras defensivas dignas de consideração. Já o seu oponente encontrou o plano correto na manobra de rei via a2 e a clássica manobra do triângulo, com a torre apoiando o avanço dos peões passados, após a captura do peão negro. Esse final remonta outro final já extensivamente analisado por Smilov em seu livro “Teoria de Finais de Torre”, na página 71, exemplo 92, onde relata a manobra vencedora de tal posição (Ver diagrama 1A). Percebe-se nitidamente que Karjakin usou essa mesma técnica, concluindo que provavelmente já dominava tal tipo de posição, usando-a com maestria para finalizar em uma posição vencedora. Diga-se de passagem que para um Grande Mestre é uma situação rotineira devido ao seu alto domínio teórico e prático no xadrez. Vejamos o que se seguiu:



Diagrama 1A - Smilov







A aplicação dos conhecimentos em finais respalda-se em uma profunda compreensão das posições temáticas, tão vastamente analisadas na mais variadas literaturas do gênero. Resta ao leitor ambientar-se com tais posições, pois o seu domínio lhe dará desenvoltura e conceberá o que chamamos técnica apurada para solução de determinadas situações diante do tabuleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário