terça-feira, 14 de agosto de 2012

Entendendo a Notação Algébrica no Xadrez


Esse é mais um dos estudos sobre notação algébrica, portanto pode até parecer repetitivo, no entanto, gostaria de demonstrar eu mesmo como entender a notação algébrica, sem muita delonga, sendo prático o bastante para ambientar o leitor iniciante.

Ao final desse post informarei alguns links interessantes onde o leitor poderá obter informações mais precisas e se aprofundar um pouco mais.

O que é notação algébrica?

 
É o método oficial adotado pela FIDE ( Federação Internacional de Xadrez ), de anotação dos lances de uma partida, obrigatório para os torneios oficiais que não sejam do tipo rápido ( geralmente de 15 min. ) ou relâmpago ( geralmente de 3ou 5 min ). No diagrama 1 (acima), vemos o tabuleiro com suas respectivas 64 casas bicolores. Cada casa possui uma coordenada que vem da combinação do eixo vertical com o eixo horizontal. Perceba que a casa a1 indica o lado onde as brancas distribuirão suas peças, sendo um ponto de referência muito importante para a disposição das demais peças. No diagrama 2 (abaixo) vemos todas as peças (brancas e negras), em suas casas iniciais.



Cada peça possui uma simbologia que é a letra inicial de seu nome, ou seja: Torre (T), Dama (D), Cavalo (C), Rei (R) e Bispo (B), no entanto os peões não necessitam dessa simbologia, assumindo a letra da coluna em que estão, como veremos na partida de demonstração, onde será melhor assimilado. Nas anotações internacionais, usa-se as iniciais das peças em inglês, ou seja: Rook (R) – Torre, Knight (N, Para não entrar em conflito com o Rei/King) – Cavalo, Bishop (B) – Bispo, King (K) – Rei e Queen (Q) – Dama, os peões assumem a letra da coluna em que estão.



Bom, chega de teoria e vamos para a prática, pois visualizando a partida e acompanhando os comentários o leitor poderá fixar com mais clareza a informação.


Agora informarei um link muito interessante que o leitor poderá colher informações mais precisas sobre a notação algébrica. Você poderá acessar aqui.

Bom, leitor amigo, espero ter ajudado nesse conceito. Lembrando que em torneios oficiais há a obrigatoriedade da anotação algébrica. Abaixo você poderá ver um exemplo de uma súmula de anotação, ainda que a simbologia usada para identificar as peças foi um desenho, desconsidere esse preciosismo desnecessário meu, mas na época em que eu jogava torneios, eu gostava dessa simbologia. De qualquer forma é um exemplo de uma súmula oficial.




Um comentário:

  1. Hi,Thanks for helping to publicize chess!
    This is Glenn Wilson, the creator of ChessFlash. Your blog looks great! One small change in how you use ChessFlash could help it look even better.

    I noticed that your ChessFlash background color does not match your post background color. Your post background color is around cfe7d1 but ChessFlash is using a different background color.

    The next time your publish a game with ChessFlash if you enter cfe7d1 for the Background Color Override I think you will like the effect -- it will blend in better. See http://chessflash.com/pgnviewerfaq.html for more information.
    Regards,
    Glenn

    ResponderExcluir