domingo, 29 de julho de 2012

Final de Reti


Richard Réti foi um dos principais jogadores do mundo durante os anos 1910s e 1920s, ele começou sua carreira como um jogador combinativo conforme a escola clássica, favorecendo aberturas como o Gambito do Rei (1.e4 e5 2.f4). Entretanto, depois do fim da Primeira Guerra Mundial, seu estilo de jogo sofreu uma mudança radical, e ele se tornou um dos principais proponentes do hipermodernismo, junto com Aron Nimzowitsch e outros (Fonte: wikipedia)

Dentre seus estudos acerca das várias fases do xadrez (Abertura, Meio jogo e Final), tornou-se o mais famoso o  estudo de final entitulado “Final de Réti” (Diagrama 1).



Final de Réti. Jogam as brancas e empatam.

As brancas encontram-se num dilema sem solução, aparentemente. Ir atrás do peão passado negro (h5) ou apoiar o seu próprio peão passado (c6)? Apoiando-se a este dilema, percebe-se que não lhes resta senão abandonar visto que as análises de variantes comprovam a ineficácia dos dois planos. Vejamos:

Plano 1 - Ir atrás do peão passado negro (h5):

1. Rh7 h4 2. Rh6 h3 3. Rh5 h2 4. Rh4 h1=D+ e as negras coroaram em Dama, restando poucos lances para dar mate ao rei branco.

Plano 2 – Apoiar o próprio peão passado (c6):

1. Rg7 h4 2. Rf7 Rb6! (evitando a aproximação do rei branco) 3. Re7 R:c6 e as negras capturam o peão branco, podendo facilmente coroar seu próprio peão passado.

No entanto e se as Brancas pudessem aliar os dois planos de tal sorte que forçassem as negras a perder tempo na escolha do que fazer, ou seja: devolver a elas o mesmo dilema que as atordoavam? Será que há solução? Vejamos então:

Plano 3 – Conciliar a ameaça de captura do peão passado negro (h5) com a ameaça do apoio ao próprio peão passado (c6):

1. Rg7 h4 2. Rf6! Rb6 (ou 2. ... h3 3. Re7 h2 4. c7 Rb7 5. Rd7 h1=D 6. c8=D+ e as brancas conseguem coroar dama, o que levará ao empate certo) 3. Re5!! h3 ( 3. ... R:c6 4. Rf4 h3 5. Rg3 e as brancas conseguem capturar o peão passado negro, com empate salvador) 4. Rd6! h2 5. c7 Rb7 6. Rd7 h1=D 7. c8=D+ coroando também em dama e conseguindo uma posição de empate teórico.

Acredito que no xadrez, como na vida, determinadas situações que nos parecem perdidas, com um pouco mais de análise e serenidade, podem ser resolvidas. O que aparentava ser uma posição perdida para as brancas possuía uma solução. Esse é um dos exemplos do porque que o xadrez se torna tão fascinante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário