terça-feira, 31 de julho de 2012

A Fraude nas Olimpídas de Xadrez de 2010


Desde 2010 haviam rumores de escândalo de fraude descoberto pela Federação de Xadrez Francesa. Alguns de seus jogadores na Olimpíada de Xadrez 2010, vinham recebendo informações de lances gerados por computador durante os jogos. A suspensão dos três jogadores envolvidos na conspiração foi agora confirmado pelo Comitê de Ética da FIDE que na sua decisão formulou um documento de 26 páginas fornecendo alguns detalhes novos.


 
Veja o início do texto:

A Comissão de Ética da FIDE acaba de lançar a sua decisão sobre o assunto de fraude que aconteceu entre 21 de setembro de 2010 a 3 de outubro de 2010, na Olimpíada de Khanty-Mansiysk, na Rússia. As decisões são aplicáveis ​​a partir de 01 de agosto de 2012. A Comissão suspendeu Arnaud Hauchard por três anos, Sébastien Feller por dois anos e nove meses, e Cyril Marzolo por um ano e seis meses.

A decisão diz ainda que a Secretaria da FIDE e Conselho Presidencial FIDE serão informados da presente decisão "para todas as possíveis consequências relacionadas com os resultados dos jogos disputados pelo Sr. FELLER Sébastien durante a Olimpíada de Xadrez 2010, sobre classificações, rankings e prêmios ." O que isso significa? Que os resultados do Sr. Feller em Khanty-Mansiysk serão declarados inválidos, no entando, pode ser muito difícil  reajustar as classificações da FIDE em conformidade com essa nova situação. Por outro lado, o GM Mateusz Bartel poderá reclamar o prémio de melhor performance do torneio (5000 Euros), tendo em vista ter sido prejudicado com a fraude em questão.

Em meio a tanta tecnologia disponível para o aprimoramento individual, ainda existem pessoas capazes de se valer desses recursos para amealhar migalhas de reconhecimento, quando poderiam demonstrar a sua força por seu próprio esforço. De certo que esse não deve ser o único e último caso, muitos haverão por aí, mas cabe a um regulamento rígido impor sansões claras como punição a esse tipo de comportamento.

Fonte: http://chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=8370

Nenhum comentário:

Postar um comentário